UMA SÉRIE DE SÉRIES

David Lynch disse que não fará mais filmes. Eu acho ótimo. Melhor parar no auge do que, talvez, abrir as portas da decadência aos 71 anos. Mas a melhor notícia sobre ele é o retorno, marcado para o dia 21 de maio deste ano, da antológica série Twin Peaks, que foi lançada originalmente nos anos de 1990 e 1991. A série foi criada por Lynch e Mark Frost. O ótimo e surreal seriado traz a fictícia cidade de Twin Peaks, com mulheres que carregam segredos mortais. A história gira em torno do assassinato da rainha do baile Laura Palmer. A série teve apenas duas temporadas. No entanto, após 26 anos, David Lynch resolveu filmar uma terceira temporada. Eis o trailer:

Para quem quiser conhecer esta obra prima de David Lynch, saiu um Box em Blu-ray com a coleção completa: seriado, muitos extras e mais o filme que saiu após o fim da série “Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmes” de 1992: http://www.saraiva.com.br/blu-ray-twin-peaks-10-discos-7879548.html. Ou https://www.pelando.com.br/ofertas/submarino-blu-ray-twin-peaks-colecao-completa-r200-154448

E depois, ou durante, é bom ficar por dentro dos pensamentos (terríveis) de Laura Palmer, pois a editora Globo Livros lançou o livro “O Diário Secreto de Laura Palmer”, visto por Jennifer Lynch (alguém lembra daquele filme perturbador de 1993 “Encaixotando Helena”? sim, a própria Diretora), filha do cineasta David Lynch. Depois de uma página arrancada do seu Diário (como foi encontrado), Laura Palmer registrou que: “Estes dias tenho pensado na Morte como uma companheira que desejo encontrar. Adeus, Laura.

MÚSICA DA SEMANA¹

Morreu Belchior. Então vai aqui uma homenagem com uma canção imortal, “A Palo Seco”, de um álbum clássico, “Alucinação” de 1976:

Baita som: “se você me perguntar por onde andei no tempo em que você sonhava, de olhos abertos lhe direi – amigo, eu me desesperava”. Aqui, o álbum completo:

O Professor Luis Augusto Fischer tratou recentemente sobre o significado da expressão “Palo Seco”: http://zh.clicrbs.com.br/rs/opiniao/colunistas/luis-augusto-fischer/noticia/2017/05/a-palo-seco-9785531.html. Vale a pena!

Bom som!

MÚSICA DA SEMANA²

Não gostei (who cares)! Já disse num infocult qualquer (XLV) que as melhores bandas só de meninas são:

Bom lembrar que no Brasil, lá no início dos anos 80, já tivemos uma banda de rock só de mulheres,

As Mercenárias: 

Agora temos uma novidade:

The Aces é um quarteto roqueiro de Utah com dois singles, “Stuck” e o recente “Physical” . Tem no SPOTIFY e o álbum sai em 23 de junho.

Bom som!

 

CENAS DO PRÓXIMO CAPÍTULO (COMING SOON)

Na próxima edição do Infocult serão tratados os seguintes temas: a) o centenário de nascimento de John F. Kennedy; b) o lançamento do livro “The Ambulance Drivers: Hemingway, Dos Passos, and a Friendship Made and Lost in War” de James McGrath Morris; c) o suicídio da escritora norte-americana Jean Stein, autora do livro “A Oeste do Éden”, d) a relação do musicólogo, jornalista e escritor Zuza Homem de Mello com a cantora Elis Regina e um breve comentário sobre seu livro “Música com Z, artigos, reportagens e entrevistas (1957-2014)”, notadamente a entrevista com Charles Mingus; e, por fim, e) a leitura em voz alta do livro “Sobre Heróis e Tumbas” de Ernesto Sábato, a partir daquele trecho que diz: “Vaidade post mortem? Talvez: a vaidade é tão fantástica, tão pouco ‘realista’ que até nos induz a preocuparmo-nos com o que pensarão os outros uma vez estejamos mortos e enterrados. Uma espécie de prova da imortalidade da alma?

CITANDO E RECITANDO

Há textos horrorosos que circulam pela internet cuja autoria é atribuída a mim. Queria dizer que eu não tenho nada a ver com aquilo. São coisas horrendas. Se Deus existir, por favor, que Ele mande um raio na cabeça de quem os espalhou.

(Fernanda Montenegro)

 

Os textos publicados não refletem necessariamente a opinião da AJUFERGS. O blog é um meio de convergência de ideias e está aberto para receber as mais diversas vertentes. As opiniões contidas neste blog são de exclusiva responsabilidade de seus autores.