O TED Conferences (acrônimo de Technology, Entertainment, Design; em português: Tecnologia, Entretenimento, Design) é uma série de conferências realizadas na Europa, na Ásia e nas Américas pela fundação Sapling, dos Estados Unidos, sem fins lucrativos, destinadas à disseminação de ideias – segundo as palavras da própria organização, “ideias que merecem ser disseminadas”. Suas apresentações são limitadas a dezoito minutos, e os vídeos são amplamente divulgados na Internet.
O TED Talks é um canal do Youtube que compartilha as melhores ideias do TED Conferences mundialmente e de forma gratuita.
Há um vídeo em especial que merece nossa atenção. O título é “What makes a good life? Lessons from the longest study on happiness” ou, em tradução livre, “Do que é feita uma vida boa? Lições do mais longo estudo sobre felicidade”.
A versão legendada em português já foi assistida por 99.500 pessoas e o vídeo original (em inglês) por 6 milhões e 600 mil pessoas!!!
Desde a antiguidade o ser humano pergunta-se como pode ser feliz. Filósofos debruçaram-se sobre essa inquietante questão. Religiões apresentaram roteiros para alcançarmos tão precioso objetivo. Mas todas elas, sem exceção, encontraram a mesma barreira: a impossibilidade de confiarmos na memória.
Quando investigamos nosso passado, perdemos a capacidade de descrever como estávamos há 10 ou 20 anos atrás. Não é possível lembrar de detalhes e, não raras vezes, modificamos de forma criativa que realmente vivemos, pois o olhar em retrospectiva não é apurado.
Pensando nisso, a Universidade de Harvard desenvolveu um projeto em que a vida de determinadas pessoas seriam observadas enquanto elas se desenvolviam! Da adolescência até a velhice e das mais variadas classes sociais – tanto jovens humildes que sequer possuíam água encanada em suas residências como estudantes de Harvard provenientes de famílias riquíssimas.
O projeto iniciou em 1941 e está plenamente ativo até hoje – são mais de 75 anos de diversas vidas acompanhadas.
A análise desses dados torna possível, pela primeira vez e de forma segura, olharmos para o passado e identificarmos o que tornou as pessoas felizes (ou não) no presente. Objetivamente. E o resultado do estudo é surpreendente.
(continua)
Os textos publicados não refletem necessariamente a opinião da AJUFERGS. O blog é um meio de convergência de ideias e está aberto para receber as mais diversas vertentes. As opiniões contidas neste blog são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
Giva Big
Um dos vídeos mais sábios já divulgados! Obrigado por compartilhar, José Luis!
José Luis Luvizetto Terra
Realmente, esse vídeo é diferenciado. Eu que agradeço a generosidade de seu comentário.