Ficha Técnica:
Obra: Rios de Sangue: 100 anos de guerra no continente americano
Autor: José Antônio Severo
Editora: Record, Rio de Janeiro, 2012.
Gênero: História do Brasil, história militar, herói nacional, conflitos no sul do Brasil.

110563082SZ

José Antônio Severo é jornalista e escritor. Autor do excelente “Senhores da Guerra”, que foi adaptado para o cinema. Nesta obra, em dois volumes, conta a saga de um século de conflitos armados nos confins do Brasil. É a história das fronteiras entre os países do Mercosul: Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil. De 1767 a 1870 entre armas e sangue, período em que se afirmou o movimento para a criação e consolidação dos Estados-Nação e veneração de seus símbolos, como a bandeira, hino, tradições. É um excelente romance histórico e livro-reportagem que vai contando a nossa história sulista entremeada com a história familiar e pessoal do General Osório, protótipo dos heróis românticos de folhetim: alto, forte, belo, valente, famoso, bem-quisto, bem-falante e poeta.

O General Osório, na verdade, nasceu em Santa Catarina, na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa, batizado Manuel Luís, adotou o nome Osório, por ocasião de seu casamento com Ana Joaquina Osório, filha de Tomás Osório, proprietário de estância no Rio Grande do Sul, em Osório. Importante para conhecer a nossa formação e festejar as atuais relações fraternas nas nossas fronteiras, um exemplo para o mundo. A este romance histórico se segue o Cinzas do Sul.

Os textos publicados não refletem necessariamente a opinião da AJUFERGS. O blog é um meio de convergência de ideias e está aberto para receber as mais diversas vertentes. As opiniões contidas neste blog são de exclusiva responsabilidade de seus autores.