Viajar não é um movimento exclusivo das últimas décadas. O passado está repleto de seus registros.
Tanto a ida (Ilíada) como a volta (Odisséia) da viagem monumental de Odysseus exigiram registro.
Antes mesmo da popularização dos ashrams (os centros de retiro espirituais na Índia), a Humanidade perambulava buscando conhecer outras realidades e, de quebra, a si mesmo.
Heródoto de Halicarnasso investigou boa parte do mundo antigo e, por que não havia Blog ou Vlog na época, publicou suas Histórias (historíai em grego significa investigações) em 10 livros memoráveis.
Goethe teve a oportunidade de conhecer as ruínas de Pompéia na Itália. A desolação do local (até o ano 79 d.C. era a cidade mais poderosa da região) e a dramaticidade diante dos corpos mumificados pelas cinzas por certo inspiraram sua alma sensível.
Sem dúvida alguma, as pessoas sempre viajaram e há incontáveis motivos para tanto. Mas viajar evoluiu e algumas dicas poderão revolucionar a vida do caro leitor.
Nada pior do que sair do país e voltar para a idade da pedra. Mapas de papel, não ter a menor ideia onde está e sequer conseguir entender o sistema de transporte público das cidades. Aliado a isso, a total ausência de um telefone para eventual e emergencial contato.
Os aparelhos GPS contornaram o problema do papel, mas continuam sendo grandes demais, servem apenas para a localização,não são amigáveis e exigem compras de mapas anuais e de valores expressivos.
A internet wi-fi (disponível em alguns lugares públicos) foi um avanço, mas continua sendo apenas um simples quebra-galho.
Portanto, a primeira dica é COMPRE UM CHIP DE CELULAR COM INTERNET PARA USO NO EXTERIOR. Todas as demais dicas dependem dela.
Há diversos sites ensinando como fazer. É possível comprar no Brasil o chip de celular habilitado para uso no exterior. Prefiro comprar o SIMCARD (esse é o nome do chip de celular em qualquer lugar do planeta) no país que vou visitar e no primeiro dia de viagem. É mais barato. Dá menos incômodo.
Chegue no aeroporto, pegue um táxi e vá para o hotel. Guarde as malas, relaxe e no dia seguinte, após um bom café, vá até a loja mais próxima de telefonia. Qualquer uma. Não importa a empresa. E leve seu passaporte.
Na Alemanha é possível adquirir um SIMCARD por apenas € 14,99. Você passará a ter direito a ligações na europa, enviar SMS ilimitados e acessará internet de boa qualidade. É muito barato. O retorno à civilização durante os 15 dias de viagem ao custo de €0,99 por dia!!!!
Está viajando acompanhado? Habilite ambos os telefones. Nada pior do que perder o acompanhante em gigantescos Malls ou museus.
(continua)
Os textos publicados não refletem necessariamente a opinião da AJUFERGS. O blog é um meio de convergência de ideias e está aberto para receber as mais diversas vertentes. As opiniões contidas neste blog são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
Deixe um comentário