Ficha Técnica:
Título: “O Mundo Segundo Star Wars”.
Título original: “The Word According to Star Wars”
Autor: Cass R. Sunstein.
Tradução: Ricardo Doninelli
Editora Record, 2016, Rio de Janeiro.
Gênero: Sec. XX/XXI, cinema e cultura, sucesso, liberdades, escolhas, pais e filhos, capacidade de fazer o certo em face de chances mínimas.

1350304-350x360

Cass R. Sunstein, jurista de nomeada, integrou o governo Obama e é fundador e diretor do Programa de Economia Comportamental e Políticas Públicas em Harvard, onde é professor. Entre as diversas obras de sucesso, o best-seller NUDGE em parceria, é enfim um homem do direito, economia, psicologia comportamental e política, o que estaria a fazer ao examinar o seriado Guerra nas Estrelas?

Estranhei. Assistimos muitos dos seriados em companhia dos filhos! Nesta perspectiva e como apreciadora da ficção científica, adquiri e li. Abordagens leves e interessantes. O autor descortina as razões do sucesso do seriado. Trata, também, das delicadas relações entre pais e filhos, entra em aspectos da ficção e realidade. Star Wars é um mito moderno e nos tem muito a ensinar sobre liberdade, rebelião, conflito entre gerações. Seja quem formos, é nossa história e a dos nossos filhos. Um dos aspectos que considerei bem abordado é o da escolha entre luz e sombra, escolha que não é simples, mas necessitamos também conhecer o lado sombrio.

É inspirador na questão da relação entre pais e filhos quando salienta que sempre podemos perdoar e ser perdoados, sempre há possibilidade de redimir. Muito interessante sobre os segredos do sucesso da série, aborda em linhas simples e sintéticas, aspectos como cultura do momento, câmaras de eco, efeito rede, cascatas de informação, etc. Gostei bastante. Compre para os seus filhos e leia, nem que seja escondido.

Os textos publicados não refletem necessariamente a opinião da AJUFERGS. O blog é um meio de convergência de ideias e está aberto para receber as mais diversas vertentes. As opiniões contidas neste blog são de exclusiva responsabilidade de seus autores.