Ficha Técnica:
Autor: Edmund de Wall
Tradução: 12
Ed. Intrínseca, 2011, Rio de Janeiro.
Saga Familiar, biografia de uma família por dois séculos.

Edmund de Wall, é britânico, ceramista, diplomado pela Universidade de Cambridge, mora em Londres.

Recebeu um legado de seu tio-avô. Uma coleção de miniaturas japonesas e, encantado, procurou reconstituir a trajetória da coleção de peças de marfim. Investigou a história da família por mais de dois séculos. Em 1870, o antepassado Charles Ephrussi, amigo de Proust, adquiriu-as e presenteou-as ao bisavô do autor Victor von Ephrussi, banqueiro em Viena. Na anexação da Áustria à Alemanha nazista, as peças foram escondidas pela empregada da casa em um avental. Há tocante relato sobre o destino das obras de arte da família. Inúmeras famílias e pessoas ilustres conviveram com os Ephrussi, o que torna a leitura bem interessante.

Em diversas passagens reflexões expressivas sobre a nossa trajetória existencial e o cuidado com a memória dos antepassados.

Lembra “O Retrato de Adele Bloch-Bauer”, pintura de Klimt, que foi parar no acervo de Hitler, trata-se do caso República da Áustria vs. Altmann, restituído à Maria Altmann em 2006. No Brasil, temos um caso julgado pelo STF, HC 104490, Relator Ayres Britto, 15 de fevereiro de 2011.

Os textos publicados não refletem necessariamente a opinião da AJUFERGS. O blog é um meio de convergência de ideias e está aberto para receber as mais diversas vertentes. As opiniões contidas neste blog são de exclusiva responsabilidade de seus autores.