20/10/2021 Relembrando trajetórias: AJUFERGS promoveu evento com associados aposentados
Magistrados contaram fatos curiosos de suas carreiras e destacaram a gratidão em poder fazer parte da Justiça Federal.
Relembrar trajetórias de sucesso e valorizar quem dedicou anos da vida para promover uma Justiça efetiva. Esse foi o objetivo do evento promovido pela Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul (AJUFERGS) com os associados aposentados. Comandado pelo Diretor Cultural da AJUFERGS, juiz federal Lademiro Dors Filho, e com a abertura do Presidente, juiz federal Rafael Martins Costa Moreira, o encontro virtual fez parte da programação em comemoração aos 20 anos da Entidade.
Estiveram presentes cinco magistrados: José Luiz Borges Germano da Silva; Luiza Dias Cassales; Tânia Terezinha Escobar; Verbena Duarte Brito de Carvalho; e Vilson Darós. Eles destacaram fatos importantes e momentos curiosos de suas caminhadas, desde o ingresso no curso de Direito até o encerramento das atividades na magistratura federal. Os depoimentos foram acompanhados por colegas da ativa como os juízes federais Roberto Schaan Ferreira; Ana Paula de Bortoli; Sérgio Renato Tejada Garcia; Marcelo De Nardi; Altair Antonio Gregório; e Adriane Battisti.
Também participaram do evento a gestora da AJUFERGS/ESMAFE, Juliana Chaves Dias; a assessora executiva, Franciane Barbosa; e a assessora de comunicação e marketing, Jaqueline Marques. Ao final do evento, Juliana reforçou o convite para que os magistrados já aposentados participem das atividades associativas. “Vocês estão cheios de energia. Será agregador tê-los em nossas ações”, enfatizou.
Histórias de dedicação
Luiza Dias Cassales
“Para ser juíza, a gente precisa ser generosa”. Assim definiu a associada Luiza Dias Cassales. Prestes a completar 90 anos de vida, a decana entre os presentes destacou a gratidão pela oportunidade de jurisdicionar. “Eu adorei ser magistrada. Entre a Advocacia, a Procuradoria e a JF, o que eu mais gostei foi a Justiça, em poder resolver o problema dos outros”, salientou.
Vilson Darós
Primeiro juiz federal do interior do estado, o associado Vilson Darós ingressou na magistratura em 1987, na Vara Federal que acabara de ser instalada em Rio Grande. “Nós conhecemos a Justiça Federal de antes e a Justiça Federal de hoje [...] Quando entramos ninguém conhecia a JF, a população confundia com Polícia Federal, Receita Federal. Hoje, a JF é gigante e está consolidada”, frisou..
Tânia Terezinha Cardoso Escobar
Aprovada junto com Darós no concurso realizado em 1986, a associada Tânia Terezinha Cardoso Escobar iniciou sua trajetória na Justiça como servidora, muito anos antes de se tornar magistrada. “A magistratura foi a coisa mais linda da minha vida”, destacou. Ela foi promovida para o cargo de magistrada em 1994 e aposentou-se em 2001.
José Luiz Borges Germano da Silva
O associado José Luiz Borges Germano da Silva ingressou na magistratura federal por meio do quinto constitucional do Ministério Público. “Olha se eu imaginaria ser juiz [...] eu queria ser procurador da República”, contou o magistrado, que integrou o Tribunal por quase uma década, após 13 anos no MP.
Verbena Duarte Brito de Carvalho
Atualmente morando no Rio de Janeiro, a associada Verbena Duarte Brito de Carvalho ingressou na magistratura federal em 2000 e jurisdicionou por mais de 10 anos até se aposentar. Além da formação em Direito, ela também possui graduação em Arquitetura e Urbanismo. Antes de chegar à Justiça Federal, Verbena foi agente da Polícia Federal, de 1974 a 1979, e auditora fiscal da Receita Federal, de 1985 a 1999.