11/05/2022 AJUFERGS prestigia evento de 55 anos da reinstalação da Justiça Federal no RS
Solenidade teve apresentações cênicas e lançamento de livro.
O presidente da Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul (AJUFERGS), juiz federal Rafael Martins Costa Moreira, prestigiou ontem (09/5) o evento em celebração aos 55 anos de reinstalação da Justiça Federal no RS. A solenidade aconteceu no auditório da JFRS, em Porto Alegre, e teve transmissão ao vivo pelo Youtube.
Moreira, que está a quase dois anos no comando da entidade associativa responsável por representar os magistrados gaúchos, destaca que a instituição deu certo e vem cumprindo sua missão. “A Justiça Federal pode se vangloriar pela qualidade e celeridade dos serviços prestados, pela inovação e criatividade”, enfatiza. Ele acrescenta que a JFRS apresenta “uma nota em comum: é motivo de orgulho para os que nela trabalham, para as instituições que com ela se relacionam e para a sociedade que pode contar um uma prestação jurisdicional avançada e eficiente”.
História de sucesso
A JFRS foi criada em 1890, mas extinta em 1937. A recriação foi determinada por uma lei de 1966 com a primeira vara federal sendo reinstalada em 9 de maio de 1967. Primeiro juiz federal desta nova fase, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Néri da Silva, esteve presente.
A celebração, em tom menos formal e mais humano, contou com apresentações cênicas que tiveram por objetivo homenagear as pessoas que fazem a Justiça funcionar. Durante o evento, foram lembradas decisões marcantes proferidas pela JFRS como a inclusão de companheiros homossexuais em planos de saúde, em 1996; e a proibição total do fumo dentro de aeronaves, em 1998.
Além disso, o evento também marcou o lançamento do livro “JFRS: Relatos de uma História em Transformação”. A obra contém 31 textos, escritos por juízes, juízas, servidoras e servidores, que resgatam a memória da instituição.
Imagens: Comunicação JF/RS