25/08/2022 Associada conquista prêmio do CNJ por decisão sobre direitos dos povos indígenas
Cerimônia de premiação foi realizada ontem (24/8), em Brasília.
A juíza federal Clarides Rahmeier, associada da AJUFERGS que atua na 9ª Vara Federal de Porto Alegre, venceu o Concurso Nacional de Decisões Interlocutórias, Sentenças e Acórdãos sobre Meio Ambiente, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A magistrada foi premiada na categoria 'Garantia do Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais Estabelecidas em Área de Proteção ou Interesse Ambiental', pela decisão dela no caso Mina Guaíba. A cerimônia de premiação foi realizada ontem (24/8), no Plenário do CNJ em Brasília.
"Receber esse prêmio representa para mim um enorme reconhecimento por um trabalho que exerço em matéria ambiental desde o ano de 2005", agradeceu Clarides.
A decisão
A sentença declarando a nulidade do processo de licenciamento do empreendimento, que pretende instalar a maior mina de carvão a céu aberto do Brasil às margens do Rio Jacuí entre os municípios de Eldorado do Sul e Charqueadas, foi expedida em fevereiro deste ano. A ação foi movida por associações de indígenas contra a Funai, a Fepam e a Copelmi Mineração.
No entendimento de Clarides, "a participação da Comunidade Indígena é pré-requisito à validade do licenciamento de empreendimento que tem o potencial de afetar o modo de vida do povo originário". Ela observou que, no caso, não foi observada essa condicionante.
Leia mais detalhes da decisão no site da JFRS https://www2.jfrs.jus.br/noticias/jfrs-declara-a-nulidade-do-processo-de-licenciamento-do-empreendimento-mina-guaiba/
Confira a íntegra da cerimônia de premiação no canal do CNJ no YouTube https://youtu.be/OCNko4EUwiY