Virado para o Oceano Atlântico e de costas para o continente europeu, Portugal sempre teve uma ligação íntima com o mar.
Focado no longínquo horizonte, Henrique de Sagres decide acertadamente investir nas navegações. Portugal nunca mais seria o mesmo. E tampouco os portugueses.
Levas migratórias seguiram-se. E talvez o açoriano seja o exemplo mais emblemático do espírito que move os imigrantes portugueses.
As ilhas dos Açores pertencem a Portugal e estão localizadas no meio do caminho entre o continente europeu e o americano. Deste pequeno ponto no meio do Oceano Atlântico partiram inúmeras famílias tendo como destino diversos pontos na América, levando consigo seus sonhos, esperanças e receitas.
Em Miami/EUA há um restaurante português que deve ser acrescentado como local obrigatório de visita.
Chama-se Old Lisbon Restaurants e está localizado em Coral Ways (perto de Downtown Miami) confira no Google Maps ( https://goo.gl/maps/nsRQkkDCmpM2) e no TripAdvisor (https://www.tripadvisor.com.br/851008?m=19905).
Esse restaurante foi dica do Eduardo. “Você vai à Miami? Não deixe de ir nesse restaurante. Você não vão se arrepender”. Não nos arrependemos.
Fomos muito bem atendidos (em português!!!). O cardápio satisfaz a praticamente todos os gostos e bolsos (http://www.oldlisbon.com/menu/dinner-menu/). Optamos pelo imperdível em qualquer restaurante português: o bacalhau estava nadando em azeite de oliva e o polvo assado estava inacreditável (outra dica do Eduardo). Ambos em porções generosas.
O polvo grelhado veio acompanhado de molho de tomate e legumes no vapor. Já a posta generosa de bacalhau foi assada na brasa, acompanhada de batatas ao vapor, tudo coberto de cebola e alho. Ambos os pratos com muito, muito azeite de oliva extra-virgem. Novamente fica difícil descrever o sabor. Espero que a foto acima facilite a compreensão do caro leitor.
A velha Lisboa, localizada na Europa e voltada para a América, está gravada na memória dos bravos açorianos que atravessaram o Oceano Atlântico. Mas certamente o Old Lisbon, localizado na América e voltado para a Europa, ficará gravado na memória de todos os que por lá se aventurarem.
Bom apetite. E boa viagem.
Os textos publicados não refletem necessariamente a opinião da AJUFERGS. O blog é um meio de convergência de ideias e está aberto para receber as mais diversas vertentes. As opiniões contidas neste blog são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
Deixe um comentário