Ficha Técnica:
Obra: O Recurso
Título original: The Appeal
Autor: John Grisham
Trad. Michele Gerhardt
Editora Rocco: Rio de Janeiro, 2006
Gênero: Thriller Jurídico

Um grande especialista em “histórias de tribunal”. Nesta, aborda a política que envolve o sistema judiciário norteamericano, fazendo duras críticas ao modelo de eleição dos juízes, da influência do poder econômico e do poder político em tais eleições. Em resumo, uma empresa química é condenada pelo júri a uma indenização milionária, em face de poluição de águas no Mississipi.

A empresa química é condenada por poluir as águas com substância causadora de câncer na população. A trama inicia no julgamento de primeiro grau, ocasião em que o CEO da empresa ré, planeja reestruturar o Tribunal Superior. Vemos os detalhes sórdidos das campanhas políticas. A busca por um advogado “conservador” para elegê-lo em substituição à Juíza Sheila MacCarty. As investigações paralelas para encontrar suas fragilidades. A contratação da empresa especialista em reestruturar as cortes de Justiça. A busca por um magistrado capaz de anular um julgamento. É uma viagem por um sistema em que se desvendam muitas das mazelas do Poder Judiciário.

A corte ficcional tem nove juízes e tudo pode acontecer, com idas e vindas, eleições manipuladas, e um final surpreendente. Um excelente thriller jurídico. Uma lição em assunto em que somos amadores. O autor tem outros romances de tribunal muito bons, como “A Firma”, “O Cliente” e “O Júri”.

O sistema de seleção de casos pelos “clerks” (assessores). A crítica a tais servidores que seriam as pessoas que criavam e espalhavam a maior parte dos boatos no Tribunal. Nós chamamos de “rádio corredor”. A atuação dos “advogados do tribunal” beneficiários de decisões da juíza que precisa desesperadamente se reeleger. Muito bom, um dos melhores do autor, e nos dá uma idéia crítica de como funciona o poder judiciário nos USA.

Os textos publicados não refletem necessariamente a opinião da AJUFERGS. O blog é um meio de convergência de ideias e está aberto para receber as mais diversas vertentes. As opiniões contidas neste blog são de exclusiva responsabilidade de seus autores.